ENCONTRO NACIONAL DOS ANTIGOS ALUNOS FRANCISCANOS – 2015

Como habitualmente os antigos alunos franciscanos realizaram o seu "Encontro" anual, no então Colégio de Montariol – Braga, no último sábado de Maio. É pela saudade, amizade e gratidão e, também, pela feliz oportunidade de ainda reencontrarmos, na fraternidade do Convento, alguns dos nossos professores e prefeitos, que nos reunimos, em assembleia geral, em 30 de Maio, como estava programado.

Após o acolhimento amigo e fraterno, seguiu-se a Eucaristia, na Igreja conventual, presidida por Dom António Montes, franciscano, Bispo emérito de Bragança – Miranda, e concelebrada pelos Padres Domingos Martins, assistente espiritual da nossa Associação, e José Marques, vindo da fraternidade do Convento de São Francisco, de Leiria. Ali, há muitos anos, então crianças, adolescentes e jovens, orámos e cantámos e, agora, emocionalmente, recordámos com fervor, orando e cantando….

Depois, no grande auditório, o Dom António Montes desenvolveu o tema escolhido para este "Encontro": "A história dos Franciscanos em Portugal", merecendo dos ouvintes a melhor atenção e o maior interesse, dado que, 2015, por vontade do Papa Francisco, é o ano dedicado à Vida Consagrada.

O presidente da direção apresentou um pequeno relatório de atividades e contas, dando, também, informações sobre o trabalho da UASP, mormente o que vai realizar-se nos próximos tempos: jornada cultural nas Terras de Barroso – Montalegre; exposição de artes plásticas no Seminário diocesano de Braga; projeto "Por mares dantes navegados" – missão à Guiné – Bissau. Seguiu-se, depois, o almoço de confraternização, no mesmo refeitório do nosso tempo de alunos, a que se associaram, com imensa alegria franciscana, antigos professores, Padres Arlindo Gonçalves, David Antunes e António Sabino, os dois últimos com a linda idade de 90 e muitos anos!....
A tarde soalheira foi livre para os 130 participantes, entre antigos alunos e familiares, de várias gerações, aproveitada para jogos de memória… e para um saudoso passeio pela frondosa mata de árvores centenárias, cada uma a contar segredos e histórias de todos nós…..

…Renovados os agradecimentos à Província Franciscana Portuguesa e à Comunidade do Convento de Montariol, personalizados no Padre Guardião, Frei João Vicente, invocámos São Francisco de Assis e com ele agradecemos, este dia maior, ao "Mui Alto, Omnipotente e Bom Senhor……"

Alfredo Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário